A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais
relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como
instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de
forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem
em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais
e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando
se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida
do usuário.
E a escola por sua vez, não pode mais fugir dessa realidade tecnológica. Ela não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias a distância. E por tudo isso, a escola sofreu transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim construiu uma aprendizagem inovadora onde leva o aluno a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e vivenciar de forma mais estimulante o mundo que o cerca.
E a escola por sua vez, não pode mais fugir dessa realidade tecnológica. Ela não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias a distância. E por tudo isso, a escola sofreu transformações frente a essa “nova tecnologia” e assim construiu uma aprendizagem inovadora onde leva o aluno a se sentir como um ser globalizado capaz de interagir e vivenciar de forma mais estimulante o mundo que o cerca.
O LIED tem a proposta de ser um apoio pedagógico no processo ensino aprendizagem, dando suporte ao professor nos diferentes conteúdos trabalhados em sala de aula, através de pesquisas sobre o tema abordado, exibição de vídeos, músicas , jogos e atividades, fotos, produões de vídeos, foto novelas, entre outros.
Informática Educativa
É
de suma importância a informática educacional no desenvolvimento dos
alunos desde a educação infantil. Hoje em dia tudo gira em torno da "
tecnologia", e com o passar do tempo se evolui cada vez mais, e para
que aconteçam as mudanças sociais e culturais é preciso quebrar o
paradigma pedagógicos.
As aulas de informática podem
propiciar aos alunos a oportunidade de aprender dentro do seu próprio
ritmo, permitindo ao aluno trabalhar individualmente, em dupla ou em
grupo. Dessa forma o professor deve fornecer as informações e/ou
orientações preliminares acerca da atividade que será desenvolvida.
Quando se fala em, utilizar a informática como ferramenta educativa,
não é simplesmente pensar em softwares específicos para relacionar com
as disciplinas da grade curricular, claro que faz parte, porém é
preciso mais fazendo-se perceber que o computador é um instrumento
educativo, que pode proporcionar a interdisciplinaridade, criando
possibilidade do aluno entender realmente o significado da informática,
sendo assim o aluno passará a ter um novo olhar sobre as novas
tecnologias da informação, fazendo-o pensar que pode usar o computador
para produzir conhecimento e não apenas para manusear um software, o
computador não é um detentor do conhecimento, mais sim facilitador de
sua construção proporcionando desenvolvimento a partir de suas próprias
ações.
Viviane Pinheiro
O nosso LIED é uma extensão da sala de aula.
Aqui o aluno têm várias possibilidades de desenvolver o aprendizado utilizando a tecnologia.
OBJETIVOS DA INFORMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
• Desenvolver habilidades fundamentais (raciocínio lógico, coordenação motora,
criatividade e crítica);
• Proporcionar conhecimento sobre os principais softwares;
• Desenvolver projetos de trabalhos, integrando conteúdos disciplinares, tendo a informática como ferramenta de pesquisa, integração e sistematização de conhecimentos.
criatividade e crítica);
• Proporcionar conhecimento sobre os principais softwares;
• Desenvolver projetos de trabalhos, integrando conteúdos disciplinares, tendo a informática como ferramenta de pesquisa, integração e sistematização de conhecimentos.
SOFTWARES EDUCACIONAIS E SEUS NÍVEIS DE APLICAÇÃO
CA à 4ª Série
• Softwares de apoio ao desenvolvimento de habilidades motoras.
• Softwares de apoio à aprendizagem de vogais, consoantes, formação de
palavras, formação de frases.
• Softwares de apoio à percepção de objetos, operações matemáticas e assimilação de conceitos de ciências e estudos sociais.
• Editor de Textos.
• Editor de Desenhos.
A importância da informática educativa
- O computador é um dos recursos que devem ser inseridos no cotidiano escolar, visto que já fazem parte do cotidiano de todos nós.
- O indivíduo que não tem acesso às novas tecnologias terá dificuldade de interagir dentro da própria sociedade.
- Oferecer um ensino atualizado e direcionado é permitir o resgate da cidadania.
- As novas tecnologias da informação precisam ser apropriadas pela educação para preparar o novo cidadão. Aquele que deverá colaborar na criação de um novo modelo de sociedade, em que os recursos tecnológicos sejam utilizados como auxiliares no processo de crescimento humano.
A GALERA APROVEITA O MOMENTO!
O MOMENTO É DE GRANDE INTERESSE E PARTICIPAÇÃO.
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA
A PROFESSORA DA TURMA E A DINAMIZADORA TECNOLÓGICA EMPENHADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES.
O planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor
elaborar sua metodologia em parceria com o professor de informática
conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente
adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso
necessite de alterações.
A informática é um recurso que pode e deve ser incorporado na prática educativa.
É preciso utilizar as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Nossos alunos no LIED tem a oportunidade
de utilizar os recursos tecnológicos, em especial a internet, com o
ambiente de pesquisa, para desenvolver o gosto pela leitura e as
habilidades de escrita e interpretação de textos.
O LIED contribui positivamente e educativamente para uma inclusão digital por parte dos alunos e professores.
O planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor
elaborar sua metodologia em parceria com o professor de informática
conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente
adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso
necessite de alterações.
A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM
Projeto Adolescência Saudável - 501
ENCONTRO DE PAIS usando o espaço do LIED e diversas tecnologias.
Oficina sobre Sexualidade na Adolescência
Exibição de Vídeos sobre Drogas e Adolescência
O Uso das multimídias na construção do conhecimento.
Outras atividades desenvolvidas no LIED:
- Pesquisas e exibições de vídeos para feira do conhecimento;
- Pesquisas e exibições de vídeos na semana Literária;
- Pesquisa sobre tema Desfile Cívico Municipal;
- Pesquisas, exibições de vídeos e Palestra RIO + 20;
- Pesquisas e Montagem de Vídeos sobre Aniversário da Escola;
- Montagem da Apresentação sobre FAMÍLIA/ESCOLA;
- Pesquisas e Montagem de Vídeos Dia das Mães e dia dos Pais;
- Pesquisa sobre Centenário Luiz Gonzaga;
- Coordenação do Programa Saúde Nota 10;
- Outros;
- Criação, montagem e publicação deste blog;
- Vejam alguns vídeos trabalhados extraídos do You Tube
Valores e Virtudes
Os nossos Sentidos
Cuidados com a pele
Os Sistemas do Corpo Humano
Fábulas
Turma da Mônica
RIO + 20
Dia Das Mães
Casa da Flor
Rio Dde Janeiro
Lixão
Gravidez na Adolescência
Aborto(imagens muito fortes)
Uma Lição de Vida - Drogas(álcool)
Drogas e Adolescência
Luiz Gonzaga(Documentário)
Importância da Água
Sustentabilidade I
Os Sistemas do Corpo Humano
Sustentabilidade II Sustentabilidade III
E AS ATIVIDADES NO LIED NÃO PARAM...
A Cada Semana uma nova construção.
Até a Próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário