quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO CIDADÃO MIRIM


Maio(04/05 a 05/06) 

SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
                   As questões ambientais ganharam força nesta última década, e é nosso papel, enquanto escola transformadora, levar os temas relevantes para a boa vida no planeta para dentro da sala de aula. 
                   Vindo de encontro a nossa proposta pedagógica, recebemos uma parceria junto a Base Aérea Naval de nosso município no Projeto CIDADÃO MIRIM, quem tem como principal objetivo levar os alunos do quinto ano do a refletirem acerca das questões que envolvem o Meio Ambiente.  Dessa forma, 2 representantes da Baenspa estiveram em nossa escola realizando alguns encontros: palestras, vídeos, confecções de uma horta e de uma compoteira.

O Projeto iniciou com um trabalho de conscientização através de palestra trazendo uma abordagem o Tema Meio Ambiente - Sustentabilidade. Após a teoria e um debate muito interessante, os alunos foram a aula de campo, observando a realidade da comunidade local onde eles vivem. A partir das observações, foi feito uma discussão em classe sobre o real e o ideal para que possamos ter um ambiente mais saudável e consequentemente vive
     Para praticarmos o que foi trabalhado, utilizamos uma parte do espaço da escola para criar uma horta e também confeccionamos uma composteira. Foi uma experiência Incrível!! Os alunos interagiram muito e o aprendizado foi fantástico.

 
COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE                                                                      
         Os alunos visitaram,  a Base Aérea e Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Após a confraternização, houve palestra sobre a importância da preservação do Meio Ambiente e plantio de árvores.
VAMOS CUIDAR DO NOSSO MEIO AMBIENTE!



As crianças são participantes do Curso de Agente Ambiental Mirim, promovido pelo Cidade Limpa - projeto de educação ambiental realizado pela BAeNSPA. Na ocasião houve uma cerimônia com o plantio de árvores pelos alunos.


 O que pode ser compostado?
Restos de legumes, verduras, frutas e alimentos, filtros e borra de café, cascas de ovos e  saquinhos de chá, galhos de poda, palha, flores de galho e cascas de árvores, papel de cozinha, caixas para ovos e jornal, penas e cabelos, palhas secas e grama (somente em pequenas quantidades).

5 DICAS fundamentais para a compostagem:
1 – ESCOLHA DO LOCAL – sombra no verão e sol no inverno
2 – PREPARAR O FUNDO – boa drenagem
3 – MISTURA DE MATERIAIS – Verdes e castanhos
4 – AREJAMENTO – revirar quando compactado
5 – HUMIDADE – Regar quando necessário
Conheça as principais dificuldades encontradas durante o processo e as formas de resolvê-las.

Cheiro ruim:
Se a mistura não estiver cheirando bem, revolva-a bastante, pois provavelmente falta oxigênio para o processo de decomposição. É bom também levar em conta esse fator ao escolher o local de preparação do caixote, que deve ser posicionado em local um pouco distante da casa.

Cor esbranquiçada:

Se o composto começar a apresentar tonalidade branca ou acinzentada, pode haver fungos se desenvolvendo ou mesmo falta de água. Resolva o problema revolvendo bem a mistura e umedecendo-a.

Excesso de água:

A taxa de umidade ideal para o processo de compostagem gira em torno de 50% a 60%, portanto não encharque o caixote. Freie o umedecimento e evite adicionar materiais excessivamente úmidos. Também é importante não deixar o caixote exposto à chuva.

   Ser autossustentável requer alguns importantes requisitos: ser economicamente possível, socialmente justo, culturalmente aceito e ecologicamente correto.



Mas ser autossustentável requer alguns importantes requisitos: ser economicamente possível, socialmente justo, culturalmente aceito e ecologicamente correto.
Esse é o novo compromisso social da educação, qualificar para manter boas condições de vida, oportunizar para a dignidade. 


  RECICLE ESSA IDÉIA
        Aprender a aproveitar materiais descartáveis é uma forma de enriquecer o conhecimento, além de mostrar que o lixo precisa ser transformado.  Não temos mais lixões o suficiente para armazenar tudo que é descartado pelo homem. Além disso, é uma matéria prima sem custo para quem sabe reaproveitá-la.
         Com o lixo descartado, pode-se levar para a sala de aula técnicas que estimulem o saber, o aprender, pois o resultado aparece quase que instantaneamente, de forma rápida, e é isso que os alunos gostam. Montar uma mini fábrica de brinquedos é uma boa opção. Os produtos construídos podem ir para o acervo da escola ou serem doados para uma instituição que atende crianças carentes. Comercializá-los levará os alunos a aprenderem que seu trabalho tem valor e que é possível iniciar as primeiras atividades lucrativas, que podem garantir o sustento de suas famílias.
          Montar uma horta na escola é uma forma enriquecedora de trabalhar a sustentabilidade. Técnicas de plantio podem ser ensinadas aos alunos, que poderão cultivar espécies vegetais que garantam a qualidade de uma boa refeição. Com isso, vão percebendo que podem se manter, que esses aprendizados podem ser estendidos para suas casas, suas famílias, ou mesmo que os alimentos colhidos podem ser divididos entre toda a comunidade escolar. Tem-se a segurança de que a fome não estará mais presente em suas vidas; basta cultivar. Além disso, é o aprendizado de uma profissão que também poderá trazer o sustento da casa.
      Às vezes os alunos têm frutas no quintal de casa e não sabem reaproveitá-las, como bananas, abacates, laranjas, limões, mamões, etc. É papel da escola capacitar os mesmos para estas aprendizagens, pois poderão encontrar dignidade em suas vidas. Com uma cozinha experimental, pode-se ensinar a fazer compotas de doces e aproveitar as frutas que antes eram desperdiçadas. As cascas poderão ir para receitas de tortas, sucos ou mesmo para a horta da escola, servindo como adubo. E aos poucos, cria-se a consciência de que através da transformação é possível sobreviver. As mesmas ainda podem ser vendidas em feiras livres, levando algum dinheiro para a vida dos mesmos.
         Precisamos mostrar que a coletividade é uma forma de crescer, que a divisão de tarefas e responsabilidades pode proporcionar qualidade nos resultados de nossas intenções, e que um grupo de pessoas pode transformar a sociedade. Dessa forma nossos alunos estarão convivendo com conceitos de sustentabilidade, conteúdos e aprendizados que ficarão por toda a vida. E transformaremos o mundo através de pequenas atitudes, primeiramente realizadas por pequenos grupos.



VAMOS CUIDAR DO NOSSO MEIO AMBIENTE!






Criando e Recriando com sucata.


     Após toda essa dinâmica de teoria e muita prática, nossa galera confeccionou brinquedos de sucata, que afinal, ficaram muito interessantes.
É só usar a imaginação.

A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza.
                 Nagib Anderáos Neto


  
Estas são algumas das jóias que Deus nos deu para fazer da nossa escola um espaço de beleza e aprendizado.
Esta é a professora Michele Calado, a professora da turma 501.

Lindo projeto! Galera da 501, vocês são tudo de bom!

 

 

No Dia 26/10/12 A equipe da Marinha que ministrou o curso Cidadão Mirim esteve na escola para passar aos nossos alunos o Certificado. Foi um momento muito especial. 

 





QUANTO ORGULHO!

A diretora  Adriana e a Professora  Michele muito orgulhosas  com a certificação da turma 501.

   Agora a professora conversa com a turma sobre a responsabilidade que eles receberam com a conclusão do curso.

 Agora eles são multiplicadores mirins.


Grande responsabilidade Galera!

   

PARABÉNS PELA CONQUISTA TÃO NOBRE.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário